Pages

Contas Premium

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Guia: O que você precisa saber para montar um computador compatível com os games de última geração.

O que você precisa saber é que, em computadores montados para os melhores jogos da atualidade, é necessário escolher muito bem cada uma das peças que vão compor a sua configuração. Afinal, os jogos modernos exigem cada vez mais recursos do equipamento, pois sempre utilizam as mais modernas tecnologias para conquistar o jogador.
Portanto, se você está pensando em montar um computador especificamente para se divertir nos mundos virtuais, já tenha em mente que você vai precisar investir alto em cada uma das peças para criar a máquina que tornará seus sonhos realidade.
Jogos como Crysis II – uma referência em qualidade gráfica de games para PC – assim como Shift 2, Dragon Age 2 e Street Fighter 4, ou jogos de MMO (jogos online para múltiplos jogadores em massa) como Call of Duty: Black Ops ou Left for Dead 2, exigem processadores topo de linha, vários gigabytes de memória RAM disponível, e ainda uma placa de vídeo dedicada com uma configuração poderosíssima. Se tudo isso não estiver bem alinhado, sua diversão pode se tornar um terror.

Crysis 2 (Foto: Divulgação)Crysis 2 (Foto: Divulgação)
 
Além disso, processador, memória e placa de vídeo não são os únicos componentes com os quais você deve se preocupar. Cada mínimo detalhe é muito importante na hora de montar um computador desses. Falaremos sobre cada um a seguir:

Placa-mãe
A placa-mãe será a base para receber os componentes do computador que você está montando. Nela, você encaixará o processador, as memórias, a placa de vídeo (ou placas de vídeo, já que pode-se utilizar mais de uma), discos rígidos, unidade de leitura ótica (DVDs e Blu-rays) e outras placas externas. Portanto, atente-se na hora de escolher a placa-mãe correta, pois ela deve combinar perfeitamente com os demais componentes que você pretende comprar, como por exemplo, com a velocidade das memórias e o soquete usado pela CPU.
Deve também ser observada a quantidade de slots PCI Express e a sua velocidade. Placas de vídeo atuais podem ocupar até 2 desses slots e exigir uma velocidade de 16x para operarem em sua capacidade máxima. Há ainda a possibilidade de se usar mais de uma placa de vídeo em um mesmo computador, portanto, sua placa-mãe deverá ter uma quantidade de slots compatível com a quantidade de placas de vídeo que você deseja usar.

Processador
A afirmação é clichê, mas não custa lembrar de que o processador será o cérebro do seu computador. Se ele não acompanhar o desempenho dos demais componentes, o seu investimento não fará sentido. Portanto, escolha um bom processador, de preferência, dentre os modelos topo de linha, não importando qual a fabricante.

Processadores Core i5 e i7 (Foto: Divulgação)Processadores Core i5 e i7 (Foto: Divulgação)
 
Existem modelos de processadores que são voltados para uso em netbooks ou computadores para usos mais simples, como navegação na Internet e edição de documentos de texto. Fuja deles. Escolha um processador que possua uma boa quantidade de memória Cache – um tipo específico de memória que fica alocado dentro do processador, e faz uma enorme diferença na velocidade –, possua mais núcleos, e que seja específico para desempenhar tarefas pesadas, como edição de imagens e, obviamente, jogos.
Em relação às fabricantes, atualmente podemos optar entre a Intel e a AMD. Ambas possuem processadores muito poderosos e competem páreo a páreo no quesito inovação tecnológica dos seus chips. Portanto, a escolha da marca será sua. Apenas lembre-se de que cada fabricante exige um modelo específico de placa-mãe, devido ao encaixe do soquete. Então, verifique se a placa-mãe que você está escolhendo será compatível com o processador.
Para jogar Crysis II, por exemplo, o jogador não poderá nem pensar em investir em um processador menos poderoso que um i5, da Intel, ou um Phenom X4 da AMD. Esses são alguns dos processadores mais modernos que essas empresas fabricam hoje.

Memória
Você escolheu um poderoso processador, de altíssimo clock e vários núcleos, e uma placa-mãe cheia de tecnologia. Então, deverá colocar memória suficiente para acompanhar tudo isso, ou senão, será como você ter uma Ferrari sem uma boa estrada para rodar com ela. Afinal, o processador precisa de memória para usar todo seu potencial, assim como a Ferrari precisa de uma boa e longa estrada para acelerar até sua velocidade final.
Memória Corsair DDR3 (Foto: Divulgação)Memória Corsair DDR3 (Foto: Divulgação)
 
Mas não é apenas com a quantidade de memória que você deverá se preocupar. A velocidade com a qual ela processa os dados é tão importante quanto a quantidade de Gigabytes que você irá colocar. Se o processador que você escolheu se comunica com a placa-mãe a 1333 MHz, então a memória também deverá suportar essa velocidade. Se você instalar uma memória que opera a uma velocidade menor que essa, então tudo funcionará nessa velocidade menor e você jogará seu dinheiro no lixo.
Outra questão importante em relação às memórias é em relação ao resfriamento das mesmas. Como você está montando um equipamento de altíssimo desempenho, ele certamente aquecerá bastante quando estiver em pleno uso. Então, capacidade de dissipar essa temperatura será mais um detalhe com o qual você terá que se preocupar. Existem modelos de memória que possuem um dissipador de alumínio incorporado a elas, que ajuda do resfriamento e na manutenção do desempenho e da vida útil delas, e por isso são mais recomendadas nessa situação.
Quanto à quantidade de memória, verifique os requisitos necessários para rodar os games que você pretende jogar. Alguns podem precisar de menos ou de mais memória. Poderíamos orientar você a colocar 10, 12 ou mais GBytes de RAM, mas dependendo do jogo que você for jogar, isso pode ficar superestimado e você nunca usar toda a memória que possui. Portanto, o ideal é instalar a quantidade necessária, e caso precise, fazer apenas um upgrade de memória depois, já que não é difícil adquirir e instalar um novo pente. Mas pense em começar com, no mínimo, 4 GBytes.

Placa de vídeo
Certamente, o componente mais importante dentro de um computador destinado a jogos. A placa de vídeo também é conhecida por GPU (Graphics Processing Unit, ou unidade de processamento gráfico). Se você está montando um computador com essa finalidade, não pode em hipótese alguma cogitar a possibilidade de dispensá-las. E se você optar por usar uma placa embutida na placa-mãe (placa on-board), o seu destino será o de jogar Tetris e Pac-Man num emulador de 8 bits.

NVidia GeForce GTX 580 (Foto: Divulgação)NVidia GeForce GTX 580 (Foto: Divulgação)
 
Esteja certo de que você precisará de uma GPU dedicada, afinal, como jogos têm como principal característica os gráficos, eles exigem uma grande capacidade do computador de processar essas imagens de forma rápida.
Existem muitos modelos de placas de vídeo no mercado, com diversas quantidades de memória e variados clocks, mas as fabricantes dos chips são basicamente NVidia e ATI. Assim como qual marca você escolherá para seu processador, a marca da placa de vídeo é questão de opção, pois não há grande diferença no desempenho em relação a elas.
Você deve sim se preocupar com a quantidade de memória dedicada da placa e com o clock, dependendo do tipo de jogo você deseja jogar. Se seu objetivo é em jogar MMOs pela Internet com os amigos, talvez você não precise de uma placa de última geração, com uma quantidade absurda de memória, afinal, nem sempre jogos assim possuem gráficos estupendos. Mas se o jogo que você quer tem gráficos perfeitos e exige o máximo de poder da GPU, invista na melhor placa de puder. Para jogar o mais novo Need for Speed ou Crysis II, você vai precisar de uma placa de vídeo com, pelo menos, 2 GBytes de RAM, seja ela da ATI ou da NVidia.
Alguns modelos de GPU usam 2 slots PCI Express, tamanha sua necessidade de se comunicar o mais rápido possível com a placa-mãe e o processador. Então, como dito no tópico sobre a escolha da placa-mãe, escolha aquela que possua a quantidade de slots disponíveis com a que você precisará para plugar sua placa de vídeo (ou placas de vídeo, já que é possível utilizar mais que uma para obter um desempenho ainda mais poderoso de gráficos).

Disco rígido
Jogos sempre ocupam bastante espaço em disco após sua instalação no PC. Por isso, vocêprecisar de bastante espaço em disco, principalmente se pretende ter vários jogos instalados. E, como durante o jogo, vários dados são buscados do disco, para evitar qualquer lentidão nesse processo é ideal que seu HD possua uma velocidade de resposta alta.
Atualmente, temos a opção dos discos rígidos SSD (Solid State Drives), que são discos rígidos que usam a mesma tecnologia que pendrives, por isso são bem mais rápidos na busca, leitura e escrita de dados. Porém, esses discos são bem mais caros e, normalmente, possuem bem menos espaço que um disco rígido tradicional. Enquanto encontramos discos rígidos tradicionais com 1 TByte ou mais de espaço, os discos SSD costumam ser encontrados com aproximadamente 100 GBytes.
Uma boa sugestão para investir certo é adquirir um disco SSD e um outro tradicional, mas com mais espaço. Assim, você poderia usar o SSD para aqueles jogos que costuma jogar mais, ou são mais pesados, e os demais jogos você instalaria no HD comum. Se seus jogos não são tão pesados, um HD comum com um bom espaço físico já te atenderá perfeitamente.

Battlefield 3 (Foto: Divulgação)Battlefield 3 (Foto: Divulgação)
 
Drive ótico
Jogos normalmente vêm em mídias óticas, como DVDs e discos Blu-ray. Portanto, não se esqueça de escolher um leitor ótico, mas que também seja capaz de gravar discos, para o caso de você desejar fazer uma cópia para guardar (não há ilegalidade em fazer cópias de backup para consumo próprio) ou fazer backup dos seus jogos salvos.

Fonte de energia
Você está montando seu PC com apenas peças de primeira linha. Então, a energia que alimentará toda essa potência precisa ser de primeira linha também. Você não colocaria qualquer gasolina na sua Ferrari, certo? Ela merece um combustível aditivado e de procedência garantida.
A mesma coisa acontece com a energia elétrica do seu PC. Não adianta nada investir em um belo processador, uma excelente placa de vídeo, velozes memórias, mas instalar uma fonte de alimentação que não é capaz de fornecer a energia necessária para isso. Fontes de energia comuns costumam variar a potência fornecida aos componentes do seu computador, podendo causar mau funcionamento e até mesmo queimá-los. Além disso, elas nunca cumprem o que prometem: se a potência nominal é de 500 watts, pode ter certeza de que elas nunca chegarão a isso.
Por essa razão, pegue uma "fonte de potência real", que são fabricadas com componentes elétricos de qualidade – coisa que você pode sentir segurando uma fonte comum e uma fonte de valor real nas mãos, onde verá que a real é bem mais pesada e robusta – além de garantir a potência nominal. Algumas delas são capazes de ajustar a potência de acordo com a demanda. Por exemplo, se você está apenas fazendo uma pesquisa na Internet, ela ajustará para um consumo menor de energia, já que isso não demanda muitos recursos de processamento. Mas, enquanto você estiver jogando, a potência será ajustada para funcionar com sua capacidade máxima.
Quanto à potência necessária para a fonte, tente verificar nos manuais dos componentes quanto de potência eles precisam. Normalmente isso vem bem especificado, principalmente nas placas de vídeo.

Gabinete
Tenha uma coisa em mente: sua máquina, com todas essas peças, esquentará muito. Se você prender tudo isso em uma caixa de fósforos, ela vai pegar fogo (sem trocadilhos). Então, escolha um gabinete espaçoso com ventoinhas que ajudarão na circulação do ar.
Gabinete Thermaltake (Foto: Divulgação)Gabinete Thermaltake (Foto: Divulgação)
 
Existem diversas marcas especialistas em desenvolver gabinetes específicos para computadores de gamers. Todas elas produzem caixas bem arejadas, com ventoinhas espalhadas por todos os cantos, e até mesmo controles externos para você ligar, desligar ou ajustar a velocidade de rotação desses ventiladores (apesar de existirem também gabinetes que fazem esse ajuste automaticamente, de acordo com a demanda de processamento).
Em relação ao visual dos gabinetes, muitos possuem luzes de neon, partes transparentes, desenhos etc. Isso se trata apenas de uma questão de estética, pois nada disso fará diferença no desempenho final da máquina. Escolha aquele que te deixe mais à vontade.

Teclado e mouse
Sim, a dupla teclado e mouse é muito importante para os gamers. Afinal, são eles quem farão a comunicação entre as ações do jogador e o jogo. Se eles não responderem com precisão, isso poderá ser fatal (dentro do jogo, claro).
Existem no mercado teclados e mouses desenvolvidos pensando diretamente nos jogadores. Mouses com diversos botões extras e teclados com teclas posicionadas para uma ação mais rápida na hora da necessidade. A marca Razer é especialista nesse quesito. Nós inclusive já publicamos matérias sobre produtos Razer aqui no TechTudo. Veja uma opção de teclado da Razer nessa matéria e uma de mouse nessa outra.

Monitor
Gamers costumam investir alto em monitores. Estão certíssimos, pois é para ele que ficarão olhando o tempo todo enquanto jogam. Um monitor com uma boa qualidade de imagem e uma tela com um tamanho que permita ver todos os detalhes dos mundos virtuais é imprescindível. Mas como placas de vídeo atuais costumam vir com diversas saídas HDMI e DV-I, e não apenas a VGA padrão, pode-se cogitar usar uma TV para se divertir com os jogos no PC na sala da casa.
Conexão com a Internet
Nem precisa avisar que, se o seu objetivo é se divertir online com um MMO, você precisará de uma boa conexão com a Internet. Até mesmo para jogos que não são online, uma conexão é importante, pois muitos necessitam instalar pacotes de atualização grandes, o que pode gerar uma longa espera se a sua conexão for pequena.
Se você não quer passar raiva com lag (travamento no jogo devido à demora para carregar os dados) durante o jogo, esqueça os modems de conexão via 3G, pois esse tipo de conexão é muito instável. Invista em uma conexão DSL ou via Cable Modem.

shift 2 (Foto: Divulgaçãos)Shift 2 (Foto: Divulgaçãos)
 
Sistema Operacional
Sim, o sistema operacional é tão importante em um computador para jogos quanto qualquer componente de hardware. A começar pela definição entre uma versão de 32 ou de 64 bits do sistema. Se a quantidade de memória a ser instalada é maior que 3,2 GBytes, é obrigatório que o sistema operacional seja de 64 bits, pois os sistemas de 32 bits não reconhecem mais que essa quantidade.
Outra coisa importante sobre o S.O.: jogos modernos requerem o DirectX 11, que só é disponível para as versões Vista e 7 do Windows.

Conclusão
Montar um PC específico para games pode ser uma tarefa nada fácil. Tudo depende do tipo de jogos que você pretende ter instalado para se divertir. O que o jogador deve ter em mente é que ele terá que investir alto, muito mais alto do que uma pessoa que quer um computador apenas para navegar em sites.

O valor que será investido também varia de acordo com os jogos desejados. Pode-se ter um bom computador, que roda uma boa leva de games legais, gastando menos que R$ 2.000. Mas também, pode ser necessário gastar mais de R$ 10.000 para ter a melhor máquina para rodar os games mais quentes da atualidade. Tudo vai depender de quanto você tem no bolso.
Mas, como no mundo da tecnologia tudo muda muito rápido, um computador que hoje representaria o máximo em capacidade para games pode ficar obsoleto dentro de poucos meses, pois novos produtos são lançados quase que diariamente. Por isso, não nos prendemos em especificar modelos de placas e componentes nesse tutorial.
Fonte: TechTudo.com

Nenhum comentário:

Termo de uso

Atenção: Este blog não hospeda nenhum arquivo, apenas anexa links de arquivos encontrados na internet. Não me responsabilizo pelo mau uso do conteúdo encontrado no Blog e também não me responsabilizo por qualquer dano ou prejuízo causado por alguma coisa postada aqui. Se algo contido no Blog é de sua propriedade ou lhe causa algum dano ou prejuízo, entre em contato pelo e-mail kellgalvao@msn.com. que iremos retirar o conteúdo do Blog o mais rápido possível. O conteúdo aqui presente é apenas de divulgação e informação, devendo ser apagado após 24 horas. Incentivo a aquisição de produtos originais e licenciados. É expressamente PROÍBIDA toda e qualquer tipo de cópia com intuíto de comercialização/propaganda de CDs ou DVDs com o conteúdo que acabou de baixar!.