Os demais brasileiros não terminaram a prova. Nelsinho Piquet, da Renault, sofreu um acidente sem gravidade na 13ª volta, abandonando a prova. Já Rubens Barrichello, da Honda, com problemas na caixa de marchas, saiu da corrida na 20ª volta.
Com a pista úmida, mas sem chuva, a corrida começou com uma ótima largada do finlandês Kimi Raikkonen, passando Felipe Massa e, aproveitando-se de um erro de Lewis Hamilton, assumindo a ponta ainda na primeira volta. Massa permaneceu em terceiro lugar, logo atrás do piloto inglês da McLaren. Heikki Kovalainen, que largara na terceira posição, envolveu-se em uma pequena confusão na largada e caiu para a décima posição. Com boa recuperação, o finlandês acabou tocando o carro do australiano Mark Webber quando estava em sexto lugar, perdendo a posição para Robert Kubica, da BMW Sauber. Pelo toque em Webber, Kovalainen foi punido com um "drive through" pela organização da prova.
Na 11ª volta, Lewis Hamilton fez sua primeira parada nos boxes, ficando apenas 6,8s e caindo para a sétima posição. A estratégia foi seguida por Kimi Raikkonen na volta seguinte, o que deixou Felipe Massa na liderança da prova com o carro mais leve e sem tráfego. Na 13ª volta, o brasileiro da Ferrari fez o seu primeiro pit-stop, com duração de 7,6s. Sem conseguir aproveitar a vantagem de parar após os rivais diretos pela vitória, Massa voltou na quinta posição, logo atrás de Lewis Hamilton. Após a primeira rodada de paradas nos boxes, Raikkonen manteve a ponta, com Hamilton em segundo e Massa em terceiro.
Após 19 voltas, a diferença de Raikkonen para Lewis Hamilton era de 6,1s e de 9,9s para Felipe Massa. A razão era a melhor performance do finlandês no segundo e terceiro trechos da pista. Massa conseguia ir melhor no primeiro trecho, mas não o suficiente para tirar a diferença que o separava dos dois primeiros colocados. Três voltas mais tarde, na metade da corrida, Raikkonen manteve a distância para Hamilton, e abriu mais 1,2s para Massa, mostrando consistência durante a prova e fazendo seguidamente as melhores voltas da prova.
A segunda rodada de parada nos boxes aconteceu a partir da 25ª volta. Raikkonen e Hamilton pararam ao mesmo tempo, e voltaram sem mudança de posição um em relação ao outro. Massa assumiu a liderança provisória até sua parada, na 28ª volta, que durou 7,9s e o levou de volta à terceira posição. Após o retorno à pista, o rendimento da McLaren de Hamilton passou a apresentar melhor rendimento que a Ferrari de Raikkonen, diminuindo a distância para apenas 1,8s a 14 voltas do fim da prova.
A previsão de chuva para a parte final da prova mexia com as estratégias das equipes. A 12 voltas da bandeirada final, o carro de Felipe Massa também apresentava melhoria de rendimento, com os pneus de composto mais duro, e diminuía a distância para Hamilton para 4s49.
Faltando seis voltas para o fim da corrida, uma chuva fraca começaou a cair no circuito de Spa-Francorchamps. Como a pista possui mais de 7km de extensão, alguns trechos do circuito permaneciam secos, e outros, mais úmidos, perdiam aderência. Neste momento, Lewis Hamilton intensificava a perseguição a Raikkonen e diminuía a distância em quatro décimos de segundo, ficando a menos de um segundo do finlandês.
A duas voltas do fim, Hamilton conseguiu, enfim, a ultrapassagem sobre Raikkonen após uma manobra arriscada e de um toque entre ele e o finlandês da Ferrari. Como saiu da pista e teve de devolver a posição ao rival, Hamilton teve de lutar para ganhar a posição. Ao mesmo tempo, a chuva aumentou e, após rodar, Raikkonen acabou batendo e abandonando a prova.
Hamilton, com boa vantagem sobre Felipe Massa, que herdou a segunda posição do seu colega de equipe, conseguiu manter a primeira posição mesmo após escapar e andar um bom trecho na grama. No fim, com todos os cuidados, Hamilton e Massa cruzaram a linha de chegada em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
Fonte: Globo.com
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